TEL: (54) 3231.7800 | (54) 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS) | (54) 9 8418.6298 (WHATSAPP)

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

classificados

Six Interfaces Figueiró Super Util

Cidade

ANAC recebe proposta para conclusão do Aeroporto de Vacaria

26/10/2017

O presidente da Frente Parlamentar pela Conclusão do Aeroporto Regional dos Campos de Cima da Serra, vereador Marcelo Dondé, foi recebido nesta quarta-feira (25) pelo chefe da Assessoria Parlamentar da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), George Alex Lima de Souza. No encontro, Dondé apresentou o projeto de conclusão do empreendimento, que inclui a construção do terminal de passageiros e demais benfeitorias de infraestrutura para a operação do aeroporto. O encontro foi articulado pelo presidente da Frente Parlamentar dos Aeronautas, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), que está à frente das negociações junto ao governo federal.

 

Segundo Dondé, o primeiro ato para tirar o projeto do papel será a transferência da outorga do aeroporto, transferindo do governo do Estado para Vacaria. “Isso vai permitir que o município assuma a gestão. Trata-se de um importante e estratégico aeroporto regional, que vai desafogar o tráfego aéreo que hoje é deslocado para Porto Alegre. Além do grande potencial para o transporte de passageiros, o terminal poderia ser utilizado na logística do transporte de cargas”, destacou o vereador.

 

Hoje, o Aeroporto Enore Ângelo Lucian Mezari opera somente durante o dia, com condições climáticas favoráveis e sem a necessidade do auxílio de instrumentos. “Temos uma pista de grandes dimensões, com 2020 metros de extensão, toda sinalizada, apta a receber de Boings 737-700 a menores aeronaves. O investimento para custear as próximas etapas não é alto se considerarmos o retorno que o projeto vai proporcionar a curto e médio prazos”, explicou o deputado Jerônimo Goergen. A pista está localizada há 11 quilômetros de Vacaria, às margens da BR-285

 

Mobilização

 

No dia 29 de setembro deste ano, em Vacaria, foi lançada a Frente Parlamentar pela Conclusão do Aeroporto Regional dos Campos de Cima da Serra Enore Ângelo Lucian Mezari. O grupo suprapartidário reúne vereadores, prefeitos, deputados estaduais e deputados federais, além de lideranças empresariais.

 

O projeto

 

O empreendimento exige a construção e a definição dos seguintes itens:

- Terminais de passageiros e cargas;

- Projeto e execução da iluminação da pista;

- Prédio para o sistema de comunicação;

- Casa de força;

- Aquisição de equipamentos de navegação;

- Prédio do Corpo de Bombeiros;

- Aquisição de caminhão-tanque e veículo de abastecimento;

- Garagem;

- Estacionamento de veículos;

- Asfaltamento do acesso à BR-285;

- Definição dos modelos de administração e implantação dos terminais, modelo de contratação e administração de pessoal e do serviço de salvamento e combate a incêndio;

- Atualização da “Zona de Proteção do Aeródromo” (Lei Municipal).

Fonte:

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

Comente este post!