• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Lançado oficialmente a Feira de Pequenos Frutos, Artesanato e Mel de Vacaria que acontecerá em dezembro

 Lançado oficialmente a Feira de Pequenos Frutos, Artesanato e Mel de Vacaria que acontecerá em dezembro
Digiqole ad

Tendo por local as dependências do Atelier Livre de Vacaria, na manhã desta quarta-feira, dia 26, a comissão organizadora da 12ª Feira de Pequenas Frutas, Artesanato e Mel e a 2ª Feira de Frutas Nativas do Rio Grande do Sul, realizou o lançamento oficial das referidas feiras para a imprensa local e convidados.

O evento gastronômico acontecerá de 12 a 14 de dezembro no Mercado Público Municipal.

Conforme informações do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Pagot, a feira busca principalmente a valorização e a divulgação da riqueza e diversidades das espécies nativas da Região dos Campos de Cima da Serra.

Entre as atrações programadas para os três dias do evento, destaca-se as oficinas de culinária e artesanato, a Caminhada da Longevidade, degustação de sucos e frutas, mateada, apresentação de teatro infantil, apresentação tradicionalista e a confecção e a distribuição do bolo temático (bolo gigante), feito com as pequenas frutas produzidas em Vacaria e região.

As pequenas frutas são: Physalis, Morango, Framboesa, Mirtilo e Amora.

“O artesanato é tradicional no município e conta com duas associações e, a exemplo de outros anos, a feira de artesanato deste ano, também terá a participação de artesãos de outras cidades”, disse a presidente da Associação dos Artesãos, Ana Lúcia Zardo.

Sérgio Poletto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões, comentou que a produção de pequenas frutas em Vacaria tem uma alta relevância e importância econômica.

“A diversificação das culturas tem demonstrado ser um grande negócio, trazendo benefícios para muitos, gerando posto de trabalho e renda em pequenas áreas de terra”, disse ele.

“O mel produzido na região é um produto de excelente qualidade e vem crescendo sua produção a cada ano que passa. Este ano, porém, tivemos uma pequena queda, que imagino que tenha sido devido a alta temperatura registrada em Vacaria e região”, comentou Alair Vargas, presidente da Avapis (Cooperativa Vacariense de Apicultores.

Aline Sbardelotto, chefe do escritório municipal da Emater de Vacaria, salientou que a feira, é um evento para toda a família.

Jandir Pedroni, gerente adjunto da Emater Regional, cumprimentou a todos os promotores da feira, que foram enfáticos ao afirmar que a expectativa para a mesma é bastante grande.

Nilson Guerreiro, presidente da AppeFrutas (Associação dos Produtores de Pequenas Frutas), não se fez presente ao evento, devido a compromissos na realização da colheita de algumas frutas que está sendo efetuada.

A realização do evento é da Prefeitura de Vacaria, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Vacaria (ASAV), Associação dos Artesãos Atelier Livre, Associação dos Produtores de Pequenas Frutas (AppeFrutas) e Cooperativa Vacariense dos Apicultores (Avapis).

O patrocínio é da Corsan e do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões (STR).

 

Crédito: Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat