Rádio Esmeralda

TEL: (54) 3231.7800 | (54) 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS) | (54) 9 8418.6298 (WHATSAPP)

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

classificados

Six Interfaces Figueiró Super Util

Região

Mais de 800 espécies da flora gaúcha estão ameaçadas de extinção

13/06/2015

Pelo menos 804 espécies da flora do Rio Grande do Sul estão ameaçadas de extinção. Para evitar o desaparecimento destes exemplares, técnicos da Fundação Zoobotânica (FZB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) discutiram a elaboração da Lista Vermelha da Flora - espécies ameaçadas de extinção no Estado. Eles participaram nesta sexta-feira do seminário “Flora Ameaçada do Rio Grande do Sul: desafios e estratégias”, no auditório da Botânica da Biociências da Ufrgs.

A diretora do Jardim Botânico de Porto Alegre, Andréia Carneiro, disse que o Estado possui cerca de cinco mil espécies da flora e que algumas estão correndo sérios riscos de extinção devido a expansão urbana e do aumento do plantio da soja, do arroz e de eucaliptos. "Temos que realizar ações para evitar, por exemplo, o desaparecimento de espécies como o Cactus. Temos 70 espécies da planta no meio ambiente e alguns exemplares só existem no Estado. Por este motivo, é muito importante a preservação”, explicou.

Conforme Andréia Carneiro, toda a sociedade gaúcha tem responsabilidade com a conservação e o respeito ao meio ambiente. Ela pediu que as pessoas não comprem espécies comercializadas nas ruas da Capital. “As pessoas devem comprar em lojas especializadas e que tenham autorização para comercialização das plantas”, ressaltou.

Durante o evento, o grupo de trabalho composto por técnicos da área de botânica da FZB, da Ufrgs e do Ministério do Meio Ambiente discutiu ações de conservação da flora gaúcha. Em outubro, a Sociedade Brasileira de Botânica realizará um seminário regional na Capital para discutir propostas para evitar a ameaça de extinção das espécies no Rio Grande do Sul. 

 
Foto: André Ávila
Fonte:http://correiodopovo.com.br/Noticias/558896/Mais-de-800-especies-da-flora-gaucha-estao-ameacadas-de-extincao

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

Comente este post!