Rádio Esmeralda

TEL: (54) 3231.7800 | (54) 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS) | (54) 9 8418.6298 (WHATSAPP)

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

classificados

Six Interfaces Figueiró Super Util

Cidade

Maria Joana Pacheco receberá título de cidadã emérita

04/06/2019

Na sessão ordinária de segunda-feira (03), foi aprovado o Decreto legislativo 04/2019, de autoria da vereadora Vanesa de Almeida Boeira (PSDB), que concede o título de Cidadã Honorária de Vacaria à senhora Maria Joana Pacheco.

Maria Joanaé natural de São José do Ouro/RS, nasceu em 07 de Fevereiro de 1929 e mudou-se para Vacaria somente em 1979, onde fixou moradia e reside até hoje. Desde então dedica-se a ajudar quem mais precisa, iniciando seu voluntariado organizando festas de natal para crianças carentes no município.

Já atuou na Pastoral da saúde do Hospital nossa Senhora da Oliveira até o ano de 2006 e foi a partir deste ano que também começou a acolher pessoas vindas do interior que precisavam acompanhar parentes internados e não possuíam condições de pagar um hotel em sua casa. Maria os acolhe até hoje pelo tempo que necessitem, disponibilizando hospedagem e refeições totalmente gratuitas.

“Ela recebe as pessoas de outras cidades que não têm onde ficar e que estão com seus parentes no hospital. Possui um coração enorme. Ela tem uma lojinha em que vende seus produtos da Avon e da Natura e peças de crochê e o lucro de suas vendas utiliza para dar comida as pessoas que se hospedam em sua casa”, comenta Vanesa.

Estima-se que desde que iniciou sua acolhida Maria Joana já hospedou cerca de 56 pessoas em sua casa sem esperar nada em troca. Atualmente está com 90 anos e continua a exercer o voluntariado. 

O vereador Marcelo Dondé reforçou o trabalho que Maria exerce no município. “Ela recebe pessoas de diversas cidades e não as cobra nada. Lhes dá hospedagem, café da manhã principalmente as pessoas que muitas vezes vêm até o hospital para consultar ou ficar com parentes e que ela abriga em sua casa”, salienta Dondé. 

O título de Cidadão Honorário é concedido a todo cidadão natural de outro município que resida em Vacaria e se destaque por seus serviços prestados à comunidade e será concedido a senhora Maria Joana Pacheco em solenidade realizada no mês de outubro em data previamente marcada.

Fonte:Gabe Moraes

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

Comente este post!