Rádio Esmeralda

TEL: (54) 3231.7800 | (54) 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS) | (54) 9 8418.6298 (WHATSAPP)

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

classificados

Six Interfaces Figueiró Super Util

Região

Morre o tradicionalista Nico Fagundes

25/06/2015

Morreu nesta quarta-feira o tradicionalista Antônio Augusto Fagundes, Nico Fagundes, aos 80 anos. Ele estava internado há mais de um mês no hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, devido a problemas de saúde. De acordo com o hospital, ele faleceu às 21h10min na UTI. As causas do falecimento não foram divulgadas, por opção da família. 

Nico foi um dos mais importantes expoentes da cultura gaúcha, compositor de clássicos como “Origens” e “Canto Alegretense”. Ele também se notabilizou por apresentar o programa “Galpão Crioulo”, da RBS TV, por cerca de 30 anos, até 2012, quando a atração passou ao comando de seu sobrinho, Neto Fagundes.

Uma vida de amor ao Rio Grande

Nascido na localidade de Inhanduí, no interior de Alegrete, em 1934, Antonio Augusto Fagundes, conhecido como Nico Fagundes,  tornou-se uma das figuras de maior referência do tradicionalismo gaúcho. Além de apresentador, poeta e compositor, tinha formação em Direito, História e Antropologia e era reconhecido como uma autoridade em folclore do Rio Grande do Sul. 

As suas composições, que retratavam os costumes e cultura gaúcha, foram regravadas por vários artistas. A mais famosa delas, o “Canto Alegretense”, se tornou popular ao ponto de ser lembrada como um hino extraoficial do estado. 

 
 
Fonte:http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/559959/Morre-o-tradicionalista-Nico-Fagundes

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

Comente este post!