Rádio Esmeralda

TEL: (54) 3231.7800 | (54) 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS) | (54) 9 8418.6298 (WHATSAPP)

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

classificados

Six Interfaces Figueiró Super Util

Geral

Presidente da AGAPOMI defende novas variedades de maçã para os próximos anos

09/01/2019

 

O presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã e Pêra – AGAPOMI, José Sozo, disse na manhã desta quarta-feira 09 no programa Fala Cidade, que a safra da maçã 2019, está praticamente pronta para ser colhida. De toda produção, 70 por cento é de maçã Gala e o restante Fuji. Sozo acredita que neste ano a safra deve render em torno de 1 milhão de toneladas em todo o Brasil. Desse total, em torno de 450 mil toneladas são produzidas no Rio Grande do Sul.

 

Por outro lado, o presidente da AGAPOMI defende que é necessário investir em novas variedades da fruta no Brasil. No entanto, para isso é preciso adquirir essas variedades fora do país, o que demoraria alguns anos até se consolidar a produção. Enquanto no Brasil a colheita dura no máximo 30 dias, em outros países chega até 120 dias, gerando mais tempo de emprego. José Sozo defende que precisaria no mínimo mais três novas variedades para até mesmo aumentar o volume de exportação que hoje é em torno de 7 por cento, e isso poderia dobrar.

 

O dirigente da AGAPOMI vê com certa preocupação a produção da maçã neste momento. Ele acredita que é preciso repensar essas questões para evitar que o setor enfraqueça mais no decorrer do tempo. Outra situação segundo Sozo,é o que o herbicida 2, 4-D utilizado para  controle das plantas infestantes nas culturas de milho, trigo e soja, vem causando aos pomares de maçã e parreirais de uva. O produto vem atingindo essas frutíferas e pode ir de danos mais leves, até mesmo a morte da planta.

 

A AGAPOMI vem demonstrando que as autoridades precisam dar atenção a esse problema e evitar uma situação muito pior para o setor.

 

 

 

 

 

 

Fonte:Miro Santos/Rádio Esmeralda

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

Comente este post!