Rádio Esmeralda

TEL: (54) 3231.7800 | (54) 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS) | (54) 9 8418.6298 (WHATSAPP)

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

classificados

Six Interfaces Figueiró Super Util

Cidade

Professora de Vacaria desenvolve aplicativo de Estequiometria

07/06/2019
A professora Rochele da Silva Fernandes, da Escola Estadual de Educação Básica José Fernandes de Oliveira (Zezinho), desenvolveu um aplicativo em formato de jogo pedagógico. Abaixo algumas informações retiradas doportal.educacao.rs.gov.br
 
O aplicativo é composto por cinco etapas, em cada etapa são apresentadas quatro reações químicas em sequência.

Desenvolvido a partir de uma pesquisa de diagnóstico de dificuldades de aprendizagem relacionadas ao tema da Estequiometria, o Estequiz é um app em formato de jogo pedagógico. Ele permite que alunos e usuários em geral, possam testar e aprimorar seus conhecimentos de balanceamento e estequiometria de reações químicas, além de obter um mapa conceitual sobre o tema.

O aplicativo é composto por cinco etapas, em cada etapa são apresentadas quatro reações químicas em sequência. A cada etapa, o nível de dificuldade exigido no balanceamento da reação química e na resolução do problema estequiométrico aumenta. O jogo ainda conta com dicas para auxílio do jogador, as dicas são referentes aos principais erros cometidos na resolução desses problemas, conversão de unidades, e macetes de resolução. O app também apresenta uma tabela periódica e uma calculadora para consulta e utilização durante o jogo.

O jogo foi apresentado como parte integrante da pesquisa de mestrado do curso profissional em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pela professora Rochele da Silva Fernandes, da Escola Estadual de Educação Básica José Fernandes de Oliveira, de Vacaria/RS, tendo como orientador o professor dr José Ribeiro Gregório. O Núcleo de Apoio à Educação a Distância (Napead/UFRGS) e o Instituto de Química da UFGRS e CAPES formaram parceria para o desenvolvimento do aplicativo. 
Sobre o jogo
Na primeira tarefa o jogador deve balancear a reação química e, se obtiver sucesso nesta tarefa é apresentado um problema estequiométrico referente à esta reação. Ao avançar satisfatoriamente, uma segunda reação é disponibilizada e, após balanceamento correto, outro problema estequiométrico é apresentado. Assim sucessivamente até que as quatro reações químicas e os quatro problemas estequiométricos desta etapa um sejam superados. 

Vencida a etapa um, o jogador conquista a segunda parte de um mapa conceitual sobre balanceamento e estequiometria de reações químicas e avança para a etapa dois. Assim sucessivamente o jogador irá avançando até que, ao final da quarta etapa, o jogador estará de posse do mapa conceitual completo e poderá utilizá-lo para auxílio, teste e/ou enfrentar o Desafio Final na quinta etapa do jogo.
A primeira etapa do jogo relaciona problemas envolvendo quantidades em mol, todos os problemas exigem conhecimentos estequiométricos relacionados a proporções exclusivamente em mol entre os participantes de cada reação. 
A segunda etapa já relaciona mol e massa, ou seja, o jogador irá necessitar de conhecimentos adicionais como conver
 
 
são de unidades e cálculo de massa molar; para concluir os problemas, quantidades em mol de um participante serão relacionadas a quantidades em massa de outro participante da reação. 

Na terceira etapa relaciona quantidades em massa para todos os participantes conforme solicitado nos problemas, sendo assim, os conhecimentos de conversão de unidades e cálculo de massa molar são ainda mais exigidos. 
A quarta etapa exige aplicação dos conceitos de rendimento e pureza, bem mais elaborada que as etapas anteriores, além das relações entre mol e massa, conversão de unidades, cálculo de massa molar, ainda serão necessários conhecimentos de porcentagem e cálculos adicionais e/ou prévios para determinação do resultado final. 

A quinta etapa é uma etapa de avaliação, teste e/ou verificação, o Desafio Final, que envolve todos os conceitos anteriores abordados nas etapas um a quatro, além de envolver números e grandezas mais complexos. Os conceitos anteriores abordados individualmente agora são apresentados em conjunto, em diferentes relações entre os mesmos, além de abordar conceitos relacionados à regente limitante e reagente em excesso.

Mapa conceitual
Ao avançar da etapa um para a dois, o jogador conquista uma parte do mapa conceitual sobre balanceamento e estequiometria de reações químicas. A cada etapa vencida corretamente, as partes do mapa conceitual vão sendo liberadas ao jogador como bônus pelo avanço obtido, ao final da quarta etapa, o jogador possuirá o mapa conceitual completo e pode avançar para a quinta etapa, que serve para testar e/ou verificar seus conhecimentos com auxílio do mapa conceitual.
 
 
informações de Anelise Donazzolo
Assessoria de Comunicação Social
23ª Coordenadoria Regional de Educação
Fonte:Gabe Moraes

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

Comente este post!