• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.7828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Secretaria Estadual de Educação lança cartilha

 Secretaria Estadual de Educação lança cartilha

A Secretaria  Estadual da Educação (Seduc) organizou na semana passada uma live para apresentar o tema da segurança nas escolas, em razão dos últimos acontecimentos envolvendo ameaças a esses ambientes.

No encontro foi  apresentando a cartilha “Paz e segurança nas escolas: em busca de um clima escolar, seguro e acolhedor”. O material, que será distribuído para as equipes diretivas, apresenta orientações sobre combate à desinformação, uso de redes sociais por estudantes e pais, ações de protocolos de segurança e reforço de efetivo da Brigada Militar no patrulhamento escolar. O material também divulga as ações integradas de inteligência das forças de segurança pública e do programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave+), que combate a violência nas escolas, e os canais oficiais 190 da Brigada Militar e o 181 do disque-denúncia. A coordenadora da 23º Coordenadoria Regional de Educação, professora Maria Crsitina Boeira Fabris disse que o principal objetivo desta cartilha é orientar os pais e alunos sobre como agir em situações de perigo nas escolas.

O Governo do estado reforçou o efetivo de policiais militares no entorno das escolas para garantir a segurança das comunidades escolares. Apesar do reforço da segurança, a recomendação é de que não haja alteração na rotina das escolas e que funcionários, professores e alunos sigam mantendo as atividades normalmente.

Cristina disse que o foco neste momento é o combate à desinformação e destacou as ações já implementadas.

O atendimento com assistentes sociais e psicólogos é oferecido pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para atender as demandas socioemocionais dos estudantes e do corpo docente.

Além disso, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), os estudantes são encaminhados para atendimento nas unidades básicas de saúde da sua região.

As escolas estaduais também contam com equipes das Cipave+, que realizam ações de conscientização, prevenção e combate à violência por meio de atividades como palestras, dinâmicas, rodas de conversa e círculos da paz, entre outros.

Digiqole ad

Relacionados

Open chat