TEL: (54) 3231.7800 | (54) 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS) | (54) 9 8418.6298 (WHATSAPP)

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

classificados

Six Interfaces Figueiró Super Util

Região

Serra da Rocinha: No lado catarinense obras estão a todo vapor e no lado gaúcho está parada há 7 anos

08/05/2017

Desde que iniciou no final do ano passado, as obras de construção do asfalto da BR-285 na Serra da Rocinha em Timbé no lado catarinense está a todo vapor, não parando nem nos finais de semana e feriados.

No último dia 26 de abril, no DNIT em Brasília, o deputado estadual Manoel Mota recebeu a confirmação de 40 milhões de reais que garantem a continuidade das obras de implantação e pavimentação da BR-285, na Serra da Rocinha, no lado de SC.

Também na mesma reunião ficou confirmado pelo diretor geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira, a retomada do trecho da BR-285 no lado do Rio Grande do Sul que está parada no município de São José dos Ausentes.

Segundo o deputado Manoel Mota, o encontro foi proveitoso, pois com a garantia do recurso, a obra não vai paralisar. “Tínhamos informações sobre cortes no orçamento, por isso buscamos informações e garantimos os R$ 40 milhões para a obra no trecho catarinense que terá a programação mantida”, explicou ele.

Ainda de acordo com o parlamentar, o diretor geral do DNIT informou que o trecho do Rio Grande do Sul de 8,7 km será licitado. “A mobilização de Santa Catarina foi fundamental para que as obras do lado gaúcho sejam retomadas, pois não faz sentido fazer um lado e deixar o outro. Assim, será feita uma nova licitação e na sequência vamos buscar a ordem de serviço para que toda a BR-285 seja pavimentada”, completou Mota.

Depois de concluídas as obras do lado catarinense, vão faltar apenas 8km’s e uma ponte para que a BR - 285 seja concluída até o município gaúcho de São Jose dos Ausentes, ligando a Serra, o Planalto, o Noroeste e o Mercosul ao Litoral.

O lado catarinense está em fase final: feito em concreto, pontos duplicados, que permitem transito até de caminhões bi-trem. O trabalho suprapartidário dos deputados federais catarinenses, através de emendas parlamentares em conjunto. Justamente o que precisa ser feito aqui no Rio Grande do Sul.

A ligação asfáltica entre as BR’s 116 (Serra) e 101 (Litoral) via BR - 285 (Bom Jesus e São José dos Ausentes) já é quase uma realidade, mas problemas de falta de verba e licenciamento ambiental retardam a conclusão há mais de 15 anos. Agora o licenciamento está concluído, e faltam 70 milhões de reais para que os 8kms do trecho gaúcho que está paralisado há 7 anos seja realidade como está sendo o lado catarinense.

Nesta segunda-feira, dia 08, está acontecendo na Assembleia Legislativa em Porto Alegre, o lançamento da FRENTE PARLAMENTAR EM APOIO A CONCLUSÃO DA BR - 285.

Foi lançada a ideia de EMENDA PARLAMENTAR CONJUNTA dos deputados federais gaúchos, que tem no total 200 milhões de reais dessa verba, para destinarem conjuntamente 35 milhões de reais para a conclusão dessa importante BR. Com esse valor a conclusão da obra poderá ser realidade.


O trecho no lado catarinense em obras integra o Lote 2 do empreendimento, que compreende 22 quilômetros - entre o KM 33,8 e o KM 55,8 , em Timbé do Sul.

 

O contrato inclui duas pontes, quatro viadutos, a implantação de um contorno na área urbana de Timbé do Sul e a pavimentação da Serra da Rocinha.

 

O Lote 1, em São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, ainda está paralisado e aguarda nova licitação para a retomada das atividades em um trecho de oito quilômetros.


A Serra da Rocinha faz parte da BR-285, que começa em São Borja, no Rio Grande do Sul e vai até a BR-101 em Araranguá, no Sul catarinense.

No total são 740 KM’s que cortam 33 cidades.

 

No Rio Grande do Sul, o trecho de 41 quilômetros entre Bom Jesus e São José dos Ausentes há vários anos já está asfaltado restando agora o trecho de São José dos Ausentes até o local conhecido por Mirante, que divide os estados do RS e SC.

A falta de pavimentação nesse trecho da rodovia gera prejuízos de quase 150 milhões de reais por ano na região.

A estrada até então é de chão batido, com buracos, pedras soltas e curvas perigosas.

Desde a interdição total da rodovia na Serra da Rocinha, a alternativa passou a ser pela ERS – 110 que liga Bom Jesus a Jaquirana saindo na ERS – 122 conhecida por Rota do Sol e dali até a BR – 101 que liga até Araranguá – SC.

Fonte:Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo - FOTOS: Face BR 285 - Serra da Rocinha

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

Galeria

Comente este post!