• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Campos de Cima da Serra no roteiro da Associação Internacional de Fruticultura

Digiqole ad

Os Campos de Cima da Serra do RS receberão em meados deste mês, associados a uma das principais entidades do mundo no segmento de produção de frutas, a Associação Internacional de Fruticultura (IFTA).

A recepção ao grupo, de mais de 50 pessoas, de sete países (Estados Unidos, Canadá, Omã, México, Polônia, Reino Unido e China), acontecerá na próxima quarta-feira, dia 18, em evento a ser realizado no CTG Porteira do Rio Grande, às 19 horas.

No dia 19, os estrangeiros conhecerão pomares de maçã no município e também em Bom Jesus, de onde partem, complementando o tour técnico no Brasil, para a região de São Joaquim, no vizinho Estado de Santa Catarina, no qual também os estrangeiros farão uma visita, no dia 20 deste mês.

A IFTA (Internacional Fruit Tree Association: confira mais em www.ifruittree.org) foi criada nos anos de 1950, visando à produção de frutas em alta densidade, explica o vice-presidente de Assuntos Técnicos da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), Leandro Bortoluz.

“A IFTA promove, a cada quatro anos, uma programação internacional, a ser desenvolvida, desta vez, na América do Sul”, explica ele, detalhando que a conferência da Associação aconteceu de 8 a 11 deste mês, em Santiago do Chile.

Por outro lado, deste ontem dia 12 até o dia 22, acontecem, também no Chile, além da Argentina e do Brasil, roteiros de visitas técnicas.

Grupo de 20 brasileiros, entre executivos, consultores e produtores de maçã, estão participando desde ontem, da conferência no Chile e do tour técnico naquele país, que prossegue até amanhã, sábado, dia 14 de janeiro.

A recepção aos associados à IFTA, no dia 18 aqui em Vacaria, contará com três palestras. Representante da Prefeitura Municipal de Vacaria falará sobre o potencial agrícola de Vacaria e dos Campos de Cima da Serra.

Na seqüência, o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, abordará Linhas de pesquisa na maçã brasileira – conquistas e desafios.

Por fim, o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès, apresentará o perfil do setor da maçã no Brasil.

O tour da IFTA no Brasil está sendo viabilizado através de parceria envolvendo Agapomi, ABPM, Prefeitura Municipal de Vacaria, Embrapa Uva e Vinho, CTG Porteira do Rio Grande, Proterra Engenharia Agronômica e Mussatto Consultoria, além da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), através da Estação Experimental de São Joaquim, que estará sendo visitada no dia 19.

 

Crédito: Giovani Capra e Adelar Gonçalves/Dep. Jornalismo Rádio Esmeralda

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat