Conselho Tutelar preocupado com casos de abuso sexual e maus tratos


O Conselho Tutelar de Vacaria está bastante preocupado com o número de casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, bem como maus tratos. Os conselheiros tutelares Vinicius Maciel Carraro e Morgana Teles participaram do programa Fala Cidade e relataram os fatos.
Segundo eles, devido a pandemia os casos aumentaram e muitas vezes dentro do próprio lar. Além disso, em algumas situações, há a conivência da esposa do abusador. A faixa etária varia conforme os conselheiros, desde bebês até adolescentes.
Quando o caso é identificado, imediatamente são tomadas as providências para afastamento do abusador ou até mesmo da criança de dentro do lar, quando não há condições de permanência. Em seguida o caso vai para as esferas criminal e cível.
Um dos pontos negativos neste momento é o fato das escolas não estarem abertas. Os professores são grandes aliados, pois muitos casos são identificados por eles e encaminhados ao Conselho. A comunidade pode denunciar através dos números 32326248 e o fone do plantão 999730488.
Crédito: Miro Santos/Rádio Esmeralda
