Rádio Esmeralda

TEL: (54) 3231.7800 | (54) 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS) | (54) 9 8418.6298 (WHATSAPP)

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

classificados

Six Interfaces Figueiró Super Util

Cidade

Emater realizou capacitação para aplicação de herbicidas

23/09/2019

O Escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Vacaria, com apoio da Cooperval e Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), realizou nos dias 16 e 17 de setembro o primeiro módulo da capacitação de duas turmas de agricultores/aplicadores de herbicidas hormonais. O curso foi ministrado pelos engenheiros agrônomos da Emater/RS-Ascar, João Villa e João Becker e visa atender às Instruções Normativas da Seapdr no controle da deriva no momento da aplicação de herbicidas hormonais.

Na parte teórica, Villa falou sobre as características da pulverização, as influências das variáveis climáticas, os condicionantes para a redução dos riscos e a decisão técnica para conciliar aplicações eficazes e seguras, bem como tamanho de gota, tipos de ponta, pressão de trabalho e demais variáveis na pulverização.

A parte prática foi conduzida por Becker, que fez a inspeção de pulverizador, descrevendo cada item a ser avaliado e as práticas necessárias para a manutenção correta e o bom funcionamento do equipamento de pulverização.

Após, também foi feita a regulagem do pulverizador, com vários cálculos e simulações. A atividade consistiu em verificar a velocidade da aplicação compatível com o terreno, além de checar a altura da barra em relação ao alvo, avaliar a pressão e comparar os efeitos das diferenças de pressão de trabalho, vazão e tipos de pontas de aplicação na qualidade da pulverização e nos riscos da deriva.

A capacitação terá sequência na próxima sexta-feira (27/09), onde serão apresentados os assuntos de segurança no uso de agrotóxicos, como o uso correto de EPIs, armazenagem correta e segura de agrotóxicos, esclarecimento sobre a Instrução Normativa 06/ 2019 da Seapdr e o cadastro necessário junto a esta Secretaria.

A conclusão do curso se dará em visitas individuais às propriedades, com inspeção dos pulverizadores e orientações gerais, para emissão do certificado de conclusão do curso e habilitação dos produtores/aplicadores para realizar o cadastro junto à Seapdr.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul

Jornalista Rejane Paludo

Fonte:Gabe Moraes

Compartilhar

facebook twiter google plus linkedin

Comente este post!