• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

UFRGS divulga o segundo chamamento do Vestibular 2016

 UFRGS divulga o segundo chamamento do Vestibular 2016
Digiqole ad

A UFRGS acaba de divulgar o segundo chamamento do Vestibular 2016. A nova lista, que está disponível na página da Prograd, apresenta os nomes dos estudantes convocados a assumir 464 vagas remanescentes na Universidade, que surgiram pela não entrega de documentos necessários à primeira etapa da matrícula. A nova convocação traz 303 vagas destinadas ao primeiro semestre; e 161, para ocupação no segundo semestre.

Os calouros precisam ficar de olho nas etapas da matrícula para não perder a vaga na UFRGS. É necessário prestar muita atenção na documentação obrigatória que precisarão reunir e nas datas e horários para se apresentarem à Universidade.

Entenda como é a matrícula – A UFRGS modificou o funcionamento dos procedimentos de matrícula a partir de 2016. Confira as etapas:

1ª) Envio de toda a documentação obrigatória eletronicamente pelo Portal do Candidato, das 8h deste sábado, 6 de fevereiro, às 23h59, da sexta-feira, dia 12 de fevereiro;

2ª) Efetivação presencial da matrícula, em horário e local a ser divulgado no www.ufrgs.br.De 23 a 25 de fevereiro para ingressantes do primeiro semestre e de 5 a 7 de julho para os do segundo semestre.

INFORMAÇÕES SOBRE A PRIMEIRA ETAPA

Esta é a novidade para o ingresso de 2016, os estudantes deverão enviar toda a documentação exigida para a matrícula, de 6 a 12 de fevereiroexclusivamente pelo Portal do Candidato, nos formatos pdf ou jpeg, de modo que os dados estejam legíveis.

Documentação obrigatória: Todos os documentos necessários, para ampla concorrência e para cada modalidade de cotas estão listados no item 9.2 do Manual do Candidato. Dos candidatos classificados para as vagas de Ações Afirmativas, será exigida a documentação comprobatória das informações prestadas no momento da inscrição, sejam elas relativas à renda, à escolaridade, ou à raça/etnia, conforme a listagem do manual.

Caso o estudante não tenha como enviar os documentos de modo digitalizado, a Prograd irá disponibilizar um scanner para que o candidato faça a digitalização de seus documentos. O equipamento poderá ser utilizado no Decordi (Av. Paulo Gama, 110 – Anexo I da Reitoria): na quinta-feira, dia 11, de 9h a 16h; e na sexta-feira, dia 12,  de 9h a 13h30min (o período é diferenciado em virtude do horário de verão da Universidade).

Acompanhamento da documentação enviada: O Candidato classificado deverá acompanhar a homologação dos documentos enviados pelo Portal do Candidato, pois pode ser necessária a complementação de sua documentação. O calouro só poderá avançar para a próxima etapa de matrícula após a homologação.

INFORMAÇÕES SOBRE A SEGUNDA ETAPA

Esta é a fase de efetivação da matrícula, que acontece presencialmente. Ocorre de 23 a 25 de fevereiro para ingressantes em 2016/1 e de 5 a 7 de julho para calouros de 2016/2. Para efetivar a matrícula, é necessário que a documentação enviada esteja homologada no Portal do Candidato.

Nesta etapa, que acontece na Comissão de Graduação – Comgrad –, é realizada a definição do plano de disciplinas do semestre (grade de horários do aluno). As Comgrads ficam localizadas nas sedes das Unidades Acadêmicas dos cursos. A divulgação da faixa horária para comparecimento às comgrads será realizada até o dia 16 de fevereiro, para calouros de 2016/1 e até 16 de junho para calouros de 2016/2.

Documentação para segunda etapa: todos os calouros precisarão apresentar os documentos escolares originais enviados pelo Portal do Candidato. Os selecionados para vagas destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas deverão ratificar a opção feita por ocasião da inscrição no Vestibular 2016, assinando a autodeclaração étnico-racial disponível aqui;

Os estudantes que iniciam o curso de Educação Física deverão apresentar atestado médico de capacitação física, expedido por médico, com carimbo e assinatura, em formulário próprio disponível aqui.

Importante! Quem passa para o segundo semestre pode ser chamado para ingresso no primeiro: Classificados para o segundo semestre também poderão ser convocados para fazer a matrícula presencial com vistas ao ingresso no primeiro semestre letivo, pois alguns estudantes desistem. Portanto, é preciso estar atento aos chamamentos no site da UFRGS, sob pena de perder a vaga.

OUTRAS DÚVIDAS:

A declaração de não ocupação de vaga é para todo mundo? – Sim, todos os estudantes precisam imprimir o modelo, assinar e fazer upload pelo Portal do Candidato (não é necessário reconhecer firma em cartório). Esse documento é necessário porque a legislação não permite que o mesmo estudante ocupe duas vagas em instituições públicas ao mesmo tempo.

Já fiz minha matrícula em outra instituição de ensino e só vou começar na UFRGS no segundo do semestre, como preencho a declaração de não ocupação de vaga? -Quando você envia os documentos da primeira etapa de matrícula, sua vaga na UFRGS já está reservada, ainda que o início das aulas seja para o segundo semestre. No entanto, a formalização desta vaga só acontece na matrícula presencial, que tem datas específicas para cada semestre. Como a legislação não permite que o mesmo aluno esteja vinculado a duas instituições de ensino superior públicas ao mesmo tempo, você deverá declarar que ocupa outra vaga, e terá o prazo de 5 dias úteis (a contar da data da matrícula presencial) para formalizar a desistência da outra universidade. Essa desistência deve ser feita presencialmente, mediante comparecimento ao Decordi.

E para quem já é aluno da UFRGS? – Também deve declarar a ocupação de outra vaga, indicando o número do cartão UFRGS. Quando o estudante comparecer à Comissão de Graduação para a matrícula presencial, a vaga anterior será automaticamente cancelada.

Minha documentação foi homologada sem a declaração de não ocupação de vaga, e agora? – Fique atento, pois o sistema será reaberto para que você envie esse documento, ele é indispensável para a conclusão da primeira etapa de matrícula.

Onde eu encontro os modelos de declaração de não ocupação de vaga, de cotista ou autodeclaração étnico-racial? – Estão todas no site da Prograd e podem ser consultadasnesta página.

Onde estão os modelos de declaração específicos para cotistas? – Estão no site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, aqui.

O que é declaração de ciência das regras de reserva de vaga e onde posso encontrá-la? – É um documento em que o candidato declara estar ciente das regras que regem o ingresso pela modalidade de cota em que se inscreveu, e está disponível na nesta página – sob o nomeDeclaração de Cotista.

Já sou aluno da UFRGS, preciso enviar toda a minha documentação de novo? – Com exceção da comprovação de escolaridade (histórico e certificado de conclusão do Ensino Médio), você deve enviar os documentos novamente. Se foi aprovado por modalidade de ingresso diferente, como cotista, por exemplo, deverá, ainda, complementar sua documentação de renda/raça para a nova modalidade.

Meu CPF consta na minha Carteira de Identidade, preciso fazer upload de novo no campo de CPF? – Não. Basta que o documento esteja anexado na área do RG.

Meu certificado de conclusão está no mesmo documento que o meu histórico escolar, preciso fazer upload de novo? – Não. Basta que o documento esteja na área do histórico (ou do certificado).

Perdi meu RG, posso enviar Carteira de Trabalho? – Sim, é possível enviar qualquer documento de identificação com fé pública, como Carteira de Trabalho ou Passaporte, por exemplo.

Onde eu posso acompanhar o andamento ou a homologação da minha documentação? – Pelo Portal do Candidato.

Qual o prazo para que eu receba resposta sobre a homologação? – A documentação de cada calouro é avaliada individualmente, então não é possível precisar prazos, mas a Universidade pode encerrar esta etapa até a divulgação das faixas horárias para a segunda fase da matrícula, que é somente no final de fevereiro para os classificados do primeiro semestre. A UFRGS ressalta, no entanto, que se houver alguma pendência nos documentos, o sistema será reaberto sem prejuízo algum para os estudantes, mesmo após o dia 4.

Como faço para alterar algum documento já enviado ou enviar algo de que me esqueci? – Quando você envia os documentos, a comissão de análise recebe e faz a avaliação. Se houver alguma pendência, você será avisado pelo Portal do Candidato e o sistema será reaberto para as correções necessárias.

Sou menor de idade, preciso ir à matrícula acompanhado de um responsável? – A matrícula deve ser feita pelo próprio calouro, não há nenhum impedimento em relação ao fato de o estudante ser menor de idade.

Meu nome não está no chamento – Se você não foi selecionado, mas teve a redação corrigida, acompanhe demais chamamentos. Alguns calouros podem não realizar a matrícula, e suplentes podem ser chamados.

Minha nota da redação não aparece no boletim de desempenho – Sua pontuação pode não ter atingido o escore mínimo para correção da redação ou você pode não estar dentro da pré-classificação, que engloba 4 vezes o número de vagas.

Sobre a pré-classificação: em primeiro lugar, é efetuado um ordenamento preliminar dos candidatos para o curso que estiverem concorrendo, em ordem decrescente do argumento de concorrência preliminar. Esse ordenamento preliminar independe da modalidade de opção de ingresso do candidato e é denominado pré-classificação Acesso Universal (Ampla Concorrência). São considerados pré-classificados os candidatos que estiverem posicionados, nessa pré-classificação, em até 4 vezes o número de vagas destinadas à modalidade de Acesso Universal (Ampla Concorrência). O funcionamento desse sistema está detalhado noitem 6 do edital do Concurso Vestibular.

Telefones para contato – Se você precisar tirar dúvidas específicas sobre o processo de matrícula, pode contatar o Decordi, pelo e-mail secdoc@decordi.ufrgs.br ou pelos telefones 51 3308.3381 ou 51 3308.4106.

 

Foto: Vinicius Roratto / CP Memória

 

Crédito: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/ufrgs-divulga-o-segundo-chamamento-do-vestibular-2016#

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat