• TEL: (54) 3231.7800 | 3231.2828 (PEDIDOS DE MÚSICAS)

Um Pouco da História da Catedral

 Um Pouco da História da Catedral
Digiqole ad

Nos idos de 1692, nossa região já era conhecida pelos padres Jesuítas que realizavam seu trabalho de catequização, foram encontrados marcos de pedra com a legenda “S.J.1692” (um desses marcos encontra-se guardado no Museu Municipal de Vacaria) (atualmente desativado), no ano de 1702, foi criado pelo superior provincial dos Jesuítas (Padre Mauro Nunes), a região de Vacaria dos Pinhais.
Por volta de 1740, fixaram-se aqui os primeiros povoadores (tropeiros e familiares).
No dia 8 de setembro de 1750, foi encontrada a Imagem de Nossa Senhora da Oliveira. Por aqui passaram caravanas de bandeirantes portugueses, que poderiam ter deixado a imagem, sendo Nossa Senhora da Oliveira honrada como nossa padroeira.
Consta que a imagem foi retirada de Vacaria por duas vezes, na tentativa de guardá-la em local mais seguro, inexplicavelmente a imagem retornou ao local onde foi encontrada e motivou a autoridade eclesiástica para a construção de uma capela, que foi erigida e inaugurada no ano de 1761.
A Paroquia de Nossa Senhora da Oliveira, foi criada em 20 de dezembro de 1768, pelo Bispo Dom Antônio do Desterro, do Rio de Janeiro.
No ano de 1900, foi feito o lançamento da pedra fundamental da nossa Catedral. As obras da nova igreja paralisaram em 1904 e em meados de 1912 recomeçaram os trabalhos de construção da Igreja, sendo que a primeira missa foi realizada em 1914.
No dia 8 de Setembro de 1934, foi criada a Prelazia de Nossa Senhora da Oliveira pelo Papa Pio X.
No dia 8 de Setembro de 2002 foi inaugurado o Santuário de Nossa Senhora da Oliveira, no local onde foi encontrada a imagem da nossa padroeira. O Santuário foi inaugurado sem estar completamente concluído.

 

Crédito: História: Facebook Nosso Santuário de Nossa Senhora da Oliveira. Fotos: Vacaria Nativista

 

Digiqole ad

Relacionados

Open chat